Quantos exames de ultrassom são necessários durante a gravidez?

O ultrassom ou ultrassonografia é um exame não-invasivo, que não apresenta riscos à saúde do bebê nem da mãe, pois não utiliza radiação em seu procedimento. As imagens são criadas através das ondas de som, que ecoam ao bater nos tecidos do feto e dos outros órgãos. É importante para que o médico consiga acompanhar a saúde do bebê, pois permite além de acesso as imagens, também permite ouvir os batimentos cardíacos.

   Normalmente são realizados exames no início da gravidez, perto da 13ª semana, na 20ª semana e entre a 34ª e 37ª semana, mas não há uma regra estabelecida. Há ainda o exame de ultrassom morfológico, indicado ainda entre a 18ª e 24ª de gestação. Porém não há uma regra estabelecida de quantos exames realizar durante a gestação.

   O exame pode ser feito a qualquer momento, porém não deve exagerar. Se por algum motivo a gestante não puder realizar mais de um exame de ultrassonografia, o indicado é que o obstetra opte por pedir na 20ª semana de gestação.

Um exame importante pois com ele o médico consegue descartar problemas na gravidez, abortos espontâneos, determinar idade gestacional, problemas no desenvolvimento e o sexo do bebê. Acompanhando assim a gravidez de forma segura.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Categorias de Artigos

Artigos em destaque

Veja também

Atendimento

Curitiba

Segunda à sexta-feira das 7h às 22h Sábado das 7h às 19h *domingos e feriados das 8h às 12h

Londrina

Segunda à sexta-feira das 6h40 às 21h Sábado das 6h40 às 14h Domingo das 8h às 12h

Apucarana

Segunda à sexta-feira das 6h40 às 19h Sábado das 7h às 12h